Evocando o Dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Espinho encetou diversas atividades de 16 a 18 de Maio, relembrando a importância dos espaços de história e memória.
As comemorações tiveram início no dia 16 de Maio, com a visita de duas técnicas do Serviço Educativo do Museu Convento dos Lóios de Santa Maria da Feira. Sob o tema da cortiça, as técnicas realizaram uma atividade educativa com a turma da Professora Catarina Rocha da escola Espinho 2. Esta oficina matinal resultou de um intercâmbio com a designação “Vem conhecer o meu museu…”, planeado e organizado pelos museus da Área Metropolitana do Porto, e cujo objetivo é celebrar o 35º aniversário do Dia Internacional dos Museus. Aludindo ao tempo atual, este ano o dia internacional esteve subordinado ao tema “Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”. A partilha de Serviços Educativos decorrerá durante o restante mês de Maio, sendo de realçar a visita do Serviço Educativo do Museu Municipal de Espinho ao Convento dos Lóios no próximo dia 30 de Maio com a atividade “Atar a Rede”.
A nível municipal, a semana ficou marcada pelas diversas solicitações de visitas guiadas ao espaço museológico, evidenciando-se a iniciativa realizada a 18 de Maio – “A Merenda”, onde uma turma da Escola Espinho 2 deu vida ao quadro da exposição temporária, “Encontros Poéticos” de António Carmo, patente nas Galerias Amadeo de Souza-Cardoso.
A atividade teve como objetivo estabelecer um contato diferenciado com o mundo dos museus, demonstrando que as vivências museológicas não necessitam ser orientadas por regras rígidas, pré estabelecidas e condicionadoras da exploração cognitiva e afetiva que as crianças possuem. A turma vivenciou o Museu de forma descomprometida e descontraída, potenciando a convivência ao ar livre, num pic nic em que a fachada do Museu serviu de pano de fundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário