A par das descobertas da história da cidade, demos vida a desenhos e imagens e criámos, com muita imaginação, brinquedos ópticos... daqueles que deram origem ao cinema.
O Taumatrópio
Este brinquedo é feito com dois círculos de cartolina em cujas faces estão duas componentes de uma imagem. Por exemplo, um aquário de um lado e um peixe do outro.
Quando o cartão é rodado rapidamente, torcendo as pontas de dois elásticos colocados nas extremidades do diâmetro, as duas imagens aparecem sobrepostas, ou seja, vê-se o peixe dentro do aquário! O taumatrópio produz uma ilusão óptica!
O Zootrópio
Este é um brinquedo composto por um "tambor" que, ao ser rodado, permite ver sequências de imagens animadas através das mesmas. Representa um passo decisivo na pré-história do cinema e permite um melhor entendimento sobre o funcionamento dos filmes animados.
Começámos por tirar várias fotografias, onde variávamos, para além das nossas caretas, a posição do chapéu. O passo seguinte foi dispôr as fotografias, por ordem de movimento no nosso "tambor". Cola e boa disposição... foram outros ingredientes essenciais para a execução do nosso zootrópio. E... prontinho!
O Folioscópio
Para fazermos este brinquedo, cortámos uma folha de papel A4 ao meio, segundo o comprimento; dobrámos ao meio, abrimos e fizemos um desenho na metade do papel mais afastada da dobra; colocámos a outra parte por cima e fizemos um segundo desenho, no sítio correspondente, semelhante mas ligeiramente diferente. Enrolámos a folha de cima em torno do lápis e criámos imagens em movimento passando o lápis rapidamente da direita para a esquerda e da esquerda para a direita. Os desenhos animaram-se automaticamente...
Ficam aqui mais algumas imagens que projectam bem a animação em movimento desta semana.
Sem comentários:
Enviar um comentário