quinta-feira, 5 de maio de 2011

Páscoa no Museu

12 de Abril
“Coelho comilão”

O primeiro dia de actividades das Férias da Páscoa no Museu foi dedicado à construção de um coelho bem especial, que tudo o que queria era comer, comer, comer… A verdade é que só no último dia de actividades o coelho comeu qualquer coisa. O que terá sido? Uma cenoura ou algo mais doce?
A tarde só ficou completa com a pintura de uns ovos gigantes. Mãos à obra e toca a pintar. Mete-se um dedo na tinha azul e faz-se o céu, mete-se o dedo na tinha vermelha e saía um coração… mete-se a mão em todas as tintas e saía um colorido borrão. No final os ovos coloridos deram cor ao Face.


13 de Abril
“Peixes Voadores”

Já ouviram falar em peixes voadores? “As carpas, as carpas!” – gritou alguém. “Os golfinhos que pulam bem alto no mar” – disse outro… Peixes voadores só existem no Museu Municipal de Espinho. Através da reciclagem, as crianças/jovens criaram um peixe “voador”. Para além de experimentarem a expressão plástica, aprenderam dicas sobre mecânica. Um simples fio, colocado no local certo, fazia com que o peixe desse às barbatanas.





14 de Abril
“No inicio o ovo”


Páscoa sem ovos? Nem pensar! Fomos visitar alguns quadros da Exposição "Mulheres d´Artes" e reinterpretá-los. O ovo é o ponto de partida desta viagem.
Os quadros da artista Sílvia Vale, em que a figura feminina impera, marcou o inicio da actividade, em que o ovo (figura que também está representada nas telas) é símbolo de fertilidade.
Cada criança/jovem pensou em algo que tem o início num ser vivo, numa pequena semente, numa pequena partícula e colocou mãos à obra, fazendo as imagens que seriam colocadas no nosso quadro especial.








15 de Abril
Jardim da Celeste

Eu fui ao jardim da Celeste, giroflé, giroflá.

O que foste lá fazer?
Fui procurar pinturas inspiradoras para construir uma prenda bem especial. Para quem terá sido esta prenda?
Todos os anos por altura da Páscoa, os mais novos oferecem ramos de flores aos padrinhos, esperando pelas amêndoas, o vaso feito com latas de conserva, um pouco de areia e muita flor, tornou esta oferta diferente, colorida e menos efémera.








18 de Abril
“Do papel se faz Arte”


A Arte é feita de diversas formas. A visita às três peças da artista Cristina Abecassis, presente na exposição 1ª Bienal “Mulheres d´Artes”, deu origem a três pequenas histórias desenvolvidas pelos nossos pequenos artistas. Da reciclagem se fez uma obra de arte, do papel nasceram as diversas interpretações das viagens imaginativas.










19 de Abril
“Ninhada de coelhos!”

Os coelhos invadiram a sala do Serviço Educativo do Museu. Cada criança criou a sua própria máscara de forma inventiva e personalizada. Onde terão ido os coelhinhos desta ninhada?

















20 de Abril
“Delícia de Páscoa”

Uma Páscoa é feita de momentos deliciosos.
De artistas, a coelhos, chegou o dia de serem cozinheiros por uma tarde. Inspirada pela comemoração da semana luso-brasileira no Museu Municipal de Espinho, a receita escolhida deu origem a biscoitos de fubá. As crianças/jovens meteram a mão na massa e deixaram o FACE com um leve cheiro a Brasil.



21 de Abril
“Na pele do coelho da Páscoa”

E eis que chega o último dia de actividades onde a diversão foi palavra de ordem.
Todos se mascararam de coelhos, até direito ao rabo de coelhinho tiveram, e de pulinho em pulinho, distribuíram os biscoitos realizados no dia anterior. A Páscoa é uma época de partilha e nada melhor que presentear os visitantes e trabalhares do Fórum de Arte e Cultura de Espinho.





Esperamos por vocês nas Férias de Verão!

Sem comentários: